Webinar com Milton Seligman, Carlos Melo e Fernando Schüler discutiu a democracia brasileira à luz dos recentes incidentes envolvendo apoiadores de diferentes partidos
Participantes do webinar “Política e Violência no Brasil"
Em ano de eleições, é de se esperar um ambiente de maior mobilização política. Mas é preciso que limites sejam respeitados. Que limites são esses? Quem os determina? Quem fiscaliza e garante o cumprimento das normas? Os últimos acontecimentos acendem um alerta?
Foi para buscar respostas a essas questões que o Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper promoveu um seminário virtual no dia 18 de julho, com os professores Carlos Melo e Fernando Schüler e mediação do professor Milton Seligman. O conteúdo integral do debate está disponível online.
No primeiro semestre de 2022, grupo de estudos identificou 214 incidentes de violência contra lideranças políticas que tiveram repercussão na imprensa
O Observatório da Violência Política e Eleitoral, uma publicação do Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Giel/Unirio), monitora, desde janeiro de 2019, casos de violência contra lideranças políticas brasileiras que tiveram repercussão na mídia impressa e digital. De janeiro a junho de 2022, o projeto mapeou 214 casos, número 4,5 vezes maior do que o total de 47 casos identificados no mesmo período de 2019.
O início de 2022 não é, no entanto, o momento mais violento do período observado. No terceiro e no quarto trimestres de 2020 houve um pico de casos de violência contra lideranças políticas no país. O período corresponde às mais recentes eleições municipais, o que causa preocupação pela possibilidade de o cenário se repetir nas eleições de 2022.
É o que aponta um estudo preliminar apresentado no Insper durante o lançamento do Centro de Evidências da Educação Integral
Painel de debate durante o evento de lançamento
Em evento realizado no auditório do Insper, no dia 7 de julho, foi lançado o Centro de Evidências da Educação Integral, cujo objetivo é sistematizar e gerar conhecimento sobre educação integral para o desenvolvimento humano. Os Institutos Natura e Sonho Grande apoiam o Centro por meio de doações que viabilizam os estudos realizados pelas equipes do Insper.
No evento, o professor Ricardo Paes de Barros, principal pesquisador do Centro, apresentou os resultados preliminares de uma pesquisa que estima os impactos da educação integral de médio e longo prazo no cenário brasileiro. O estudo apontou que os benefícios com a educação integral representam seis vezes o seu custo. “Qualquer que seja a conta que se faça, educação vale a pena. Educação integral significa mais educação de qualidade na vida das pessoas. E mais educação de qualidade na vida das pessoas é sempre um bom negócio”, disse Paes de Barros.
Governos do mundo inteiro utilizam esse conceito das ciências comportamentais para obter sucesso nas ações, como fazer com que os cidadãos se vacinem ou levem seus filhos para vacinar
Criança recebe vacina contra a covid em posto de saúde na Bahia
A tradução literal de nudge é empurrar. Esse conceito, o de “dar um empurrãozinho”, próprio das ciências comportamentais, tem sido utilizado por governos do mundo inteiro para o planejamento das políticas públicas. “Basicamente, trata-se de criar as condições para fazer com que os cidadãos caminhem em direção ao resultado esperado por uma política pública. Esse dar um empurrãozinho objetiva incentivar determinada decisão ou comportamento específico por parte dos cidadãos”, diz o professor Manuel Bonduki, especialista em políticas públicas e gestão governamental. Ele ministrará o curso de curta duração Ciências Comportamentais, Nudges e Políticas Públicas, ao lado de Antônio Claret Filho e Flora Pfeifer. As aulas começam em 2 de agosto.
Com 360 horas de aulas mais 60 horas de seminários, oficinas e atividades de aplicação de campo, a Pós-Graduação em Gestão Pública é uma especialização lato sensu desenvolvida para preparar gestores públicos para os novos desafios e demandas de uma sociedade em transformação.
Com 20 horas, o curso online Governança e Compliance no Setor Público em Contexto de Crise é destinado a gestores públicos e de organizações sociais e privadas que têm relação com o setor público, em busca de maior compreensão dos sistemas de integridade, compliance e transparência no setor público.
O objetivo do Encontro com a Coordenação é auxiliar candidatos no processo de análise e decisão pela instituição de ensino e programa que melhor atendam às suas expectativas. Neste encontro, que acontecerá de forma híbrida (presencial e online), será abordado no curso Mestrado Profissional em Políticas Públicas.
O debate passa pela identificação das disparidades de gênero e raça que são responsabilidade das empresas e das que extrapolam o meio corporativo, diz o economista Michael França
Obrigado pela leitura!
Você recebeu este e-mail porque tem uma ligação com o Insper ou se inscreveu para assinar esta newsletter.